[o pensamento vertical geralmente usa gravata]
.
.
percebo bem aquela adrenalina libertada, numa leveza quase encantada, quando se tem uma ideia que resolve um problema. ao fim de dias, semanas, mesmo meses, com uma inquietação que nunca se resolve quando queremos, mas quando estão reunidas as condições para que o pensamento se deixe iluminar – quando isto acontece, dá-se um orgasmo mental que extravasa também para o corpo.
.
a investigação vertical – o escavar em profundidade – pode levar-nos à raiz do problema lá no fundo do buraco, mas apesar do gratificante que isso possa ser convém saber sair se queremos continuar.
há quem escave sempre no mesmo buraco, crie grutas incríveis, muitas vezes insondáveis e viva lá a vida inteira.
para estes seres, o buraco de um outro, deve provocar uma estranheza enorme...
.
.
***
.
na mesa, uma conversa acerca da nova série Book de Augusto Alves da Silva, patente no museu de Serralves, onde o fotógrafo assume, finalmente, a sua obsessão pela imagem do corpo feminino. processo: colocou um anúncio na net onde pedia modelos amadoras para sessões fotográficas, todo o processo foi politicamente correcto (para mais explicações clicar aqui)
.
gajo1: aquilo é um erotismo barato. politicamente correcto e tal, mas desinteressante.
gajo2: mas apareceram muitas ao anúncio?
gajo1: às resmas pá! essas gajas das caixas e balcões desse comercio todo…
gaja: ouvi dizer que apareceu uma doutorada em bioquímica nuclear ou algo parecido.
gajo2: ... mas... mas, como é que uma mulher assim... se mete numa dessas...?
.
.
***
.
esses seres completamente individuais, podem deixar-nos obras e descobertas fantásticas, preciosas, mas tratar-se-ão sempre de obsessões não partilháveis.
.
basta pensar na vida sexual do kafka – inexistente!
.
.



a potência de existir
adão+eva
adel abdessemed
akira kurosawa
alexandre o'neill
allegro ma non troppo
alvaro lapa
amor líquido
and also the trees
andrei tarkovsky
antónio de sousa
ao bibo
archetypo 120
artavazd pelechian
artes
as metamorfoses de ouvido
ataraxia
atom egoyan
attrition
banksy
Bas Jan Ader
bd
bloguices
boris mikhailov
carlo maria cipolla
catálogos
centrífugo
centrípeto
citação
citação adulterada
collection d'arnell andréa
daniel carter
dave burrell
dead man's bones
diamanda galas
divulgação
do sentimento trágico da vida
do sentir
entremuralhas
evan parker
federico ughi
fields of the nephilim
filmes
francis alÿs
francisco tropa
gaspar noé
ghedalia tazartès
gilles deleuze
graveyard sessions
gustave courbet
imagens movimento
imagens tempo
ingmar bergman
jacques derrida
jacques lacan
jandek
jean-luc godard
jim jarmusch
jimmie durham
joão penalva
joão queirós
joe mcphee
jorge luís borges
josé eduardo lopes
joseph-benoît
klara lidén
lau nau
legendary pink dots
les baton rouge
livros
liz and ruth seidman - vodka sisters
lock the target
luc boltanski
luc tuymans
luisa cunha
lydia lunch
mania que percebo do assunto
marcel van eeden
marina abramovic
mario perniola
mark twain
maus
mesa de café
messer chups
micachu
michael haneke
michel borremans
michel onfray
michelangelo antonioni
miguel de unamuno
musicas
no wave/post-punk/underground/new york 1976-1980
nove ensaios dantescos
o soberano bem
ordo rosarius equilibrio
palácio de cristal
peter fischli + david weiss
peter murphy
peter sloterdijk
philip scott johnson
poesia
portishead
post dedicado
pseudo-arte
psychedelic furs
radiohead
roberto rossellini
russ meyer
samuel beckett
sanguinidades
séries
sonic youth
sore
stephen o'malley
study girl
sunn o)))
susan alcorn
swans
tangibilidades
television personalities
terrence malick
the chameleons vox
thurston moore and byron coley
tindersticks
twilight zone
ulay
vasko popa
vladeck spielgeman
wayne hussey
william parker
william turner
winter severity index
working class girl
zygmunt bauman


"If creativity is a field, copyright is the fence" - John Oswald